Crème Brûlée de Café

creme5

Primeiramente, gostaria de desejar um 2013 com muita saúde, prosperidade, realizações e, claro, mesa farta!

Vamos começar esse ano com o pé direito? Hoje trago a receita da minha sobremesa favorita, mas com algumas modificações. Amo crème brûlée desde que experimentei há alguns anos no excelente restaurante Villa Borghese, em Brasília, porém em uma das minhas viagens para Buenos Aires conheci o crème brûlée de café, resolvi testá-lo aqui em casa e foi aprovado com louvor.

Você vai precisar de um maçarico para finalizar a receita, mas se não tiver inutilize uma colher da sua cozinha aquecendo e colocando sobre o açúcar polvilhado na superfície do crème brûlée. (Digo inutilizar, pois não há esponja de aço do mundo que tire as manchas que ficam. Deixe uma colher apenas para esse propósito.)

creme3

INGREDIENTES

– 5 gemas grandes
– 125g de açúcar
– 450ml de creme de leite fresco
– 100ml de leite integral
– 3 colheres de café bem forte
– 1 fava de baunilha ou ½ colher de chá de essência de baunilha

(Rende 6 porções)

PREPARO

Coloque na batedeira as gemas com 3 colheres de sopa de açúcar e bata até ficar claro. Em uma panela ferva o creme de leite (sem soro), o leite, o café e a baunilha. Depois, com muito cuidado, junte as gemas, coe a mistura e despeje nos potes próprios para forno. O crème deverá assar em banho-maria por 50 ou 60 minutos (depende de cada forno). Retire os potes da assadeira e leve-os para a geladeira desde a véspera do consumo. Antes de servir polvilhe açúcar e use um maçarico para caramelizar a superfície. Sirva e seja mais feliz em 2013 com essa delícia de sobremesa.

creme1

Esta entrada foi publicada em Doces e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta