Faça o Melhor Bolo de Chocolate do Universo

o melhor bolo de chocolate do mundo

Em novembro o ancião que vos escreve completou 33 primaveras, 33 velinhas, 33 “fica vai ter bolo”. E realmente teve bolo. O mais gostoso bolo de chocolate do mundo. Ao menos, o melhor que já comi na vida. Isso porque quando a Ilanna perguntou o que eu iria querer de aniversário eu respondi: Um bolo de chocolate gostoso!

Mas ela não iria fazer um bolo de chocolate, simples. Tenho uma chef em casa pra quê, oras bolas? Ela mandou um bolo de chocolate regado a Cointreau com recheio de creme de confeiteiro de café e cobertura de ganache. Tudo que eu mais adoro nessa vida, depois dela, claro, não sou bobo. O título do post já diz como o bolo ficou, né? Fantástico. Não ficou pesado nem enjoativo. Uma delícia!

Então depois de tanta coisa light e fitness, abobrinhas e berinjelas, hoje teremos a receita do melhor bolo de chocolate que universo já foi testemunho. O Bolo de chocolate com recheio de café e cobertura de ganache da Ilanna. Hummmmm!!

Nível de dificuldade da receita: Pensa num negócio difícil! Mas não tenha medo. Você consegue.

Para o bolo de chocolate:

INGREDIENTES

– 6 ovos;
– 1 1/2 xícaras de chá de açúcar;
– 1 1/2 xícaras de chá de chocolate em pó (a receita não dá certo com achocolatado);
– 1 xícaras de chá de óleo;
– 1 1/2 xícaras de chá de água;
– 3 xícaras  de chá de farinha de trigo;
– 1/2 colher de café de sal;
– 2 colheres de sopa de fermento.

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno em temperatura média. Em uma vasílha peneire a farinha de trigo e o chocolate em pó. Bata na batedeira ou com um fouet o açúcar, ovos e o óleo. Abaixe a velocidade e, aos poucos, vá adicionando a água a farinha com chocolate e o sal. Por último adicione o fermento. Divida a massa em duas formas de tamanho igual, com o fundo removível, untadas e enfarinhadas com o chocolate em pó.

Para a calda para colocar no bolo antes de recheá-lo:

INGREDIENTES

– 1 laranja;
– 1/2 dose de Cointreau;
– 1 colher de chá de açúcar.
 

MODO DE PREPARO

Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Aplique a mistura sobre o bolo ainda quente para absorver melhor.
Para o recheio do bolo – Creme de confeiteiro de café (que pode ser usado como recheio dos profiteroles que já apresentamos aqui http://gordishes.com/profiteroles-com-ganache-e-sorvete/):

INGREDIENTES

– 3 xícaras de chá de leite;
– 1 xícara de chá  de açúcar;
– 1/2 xícara de amido de milho;
– 1 colher de sopa de café solúvel;
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 fava;
– 2 ovos.

MODO DE PREPARO

Dissolva o café e o açúcar no leite e ferva em fogo baixo.Bata os ovos até que dobrem de tamanho e em seguida adicione o amido de milho, batendo sempre. Com uma concha, coloque um pouco do leite nos ovos, sem parar de bater. Coloque essa mistura na panela com o restante do leite e continue batendo até engrossar.Desligue o fogo e adicione a baunilha e a manteiga. Se você optar pela fava, deverá adicionar no leite no início da receita. Coloque o recheio em um bowl e cubra com papel filme para não criar nata. Deixe na geladeira por mais ou menos uma hora.

Para a cobertura (ganache para confeitar):

INGREDIENTES

– 1 lata de creme de leite sem soro;
– 400g de chocolate meio amargo;
– 1 dose de cointreau.

MODO DE PREPARO

Pique o chocolate e o derreta no microondas, em seguida junte o creme de leite e a dose de cointreau. Deixe esfriar para que ganhe uma consistência mais firme e coloque em um saco de confeitero com o bico pitanga.

Pronto. Agora é só se controlar pra não comer o bolo todo de uma vez.
Dica: Não faça isso. Coma aos poucos.

O melhor bolo de chocolate do mundo

 

Sobre Bruno Silva

Bruno Silva é corinthiano apostólico romano, fotógrafo apaixonado por comida boa, drinks, carros, tecnologia e pela Ilanninha. Profissional do trocadilho, especialista em rabugice.
Esta entrada foi publicada em Bolos, Doces, Pratos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta