Pernil em cubos à moda oriental

CRW_0564

Eu adoro carne de porco, mas nunca tinha cozinhado. Sinceramente, acho a carne mais gostosa e mais saborosa que existe e há um bom tempo tinha comprado pernil em cubos no açougue na esperança de fazer uma carne de porco diferente. Não queria fazer um simples “pernil em cubos”. Tinha que ser Ô pernil em cubos. E depois de pesquisar bastante, decidi preparar o “porquinho” no estilo oriental.

Sim, minha gente. A receita de hoje é minha. E olha, ficou bom, viu?

Ingredientes

– 1/2 Kg de pernil de porco em cubos.
– Suco de 3 laranjas pêra;
– Suco de 2 limões sicilianos;
– 1 chalota (cebola roxa) cortada em 4;
– Alguns ramos de alecrim;
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
– 3 pimentas dedo-de-moça;
– Sal a gosto;
– 2 dentes de alho fatiados;
– 1 colher de chá de cominho em pó;
– 3 colheres de sopa de molho shoyo;
– 100 ml de sakê ou 50m de cachaça (eu prefiro a cachaça);
– 1 colher de chá de canela em pó.

Preparo

Primeiro deve-se fazer a marinada.

Junte todos os ingredientes em uma vasilha, menos a carne. Lembre de cortar as pimentas em duas na longitudinal e retirar as sementes. Misture tudo muito bem e coloque a carne deixando todos os cubos imersos na marinada. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 24h. É importante deixar a carne marinar bem pra que o tempero penetre na carne e para que fique bem macio.

No outro dia, retire a carne da marinada e reserve. Em uma panela, coloque a marinada, junte 300ml de água e deixe ferver. Só depois que estiver fervendo, coloque a carne na panela para que cozinhe por 15min em fogo médio. Ninguém aqui quer comer carne crua por dentro. Depois disso, reserve as tiras de pimenta cozidas e a carne.

Depois do cozimento, sele os cubos em uma frigideira com um fio de azeite. Retire a carne e reserve. Na mesma frigideira, coloque uma concha da marinada fervida, um pouco de azeite e mais uma colher de sopa de shoyu e mexa até reduzir. Junte a carne e as tiras de pimenta cozidas. Está pronto seu pernil em cubos oriental.

Recomendo servir com batatas assadas ou abacaxi corado na frigideira.

Delícia!

Sobre Bruno Silva

Bruno Silva é corinthiano apostólico romano, fotógrafo apaixonado por comida boa, drinks, carros, tecnologia e pela Ilanninha. Profissional do trocadilho, especialista em rabugice.

Esta entrada foi publicada em Carnes, Porco, Pratos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *