Profiteroles com ganache e sorvete

Profiteroles com ganache e sorvete

Hoje a receita está digna de realeza. O doce criado por um chef italiano a pedido rainha Catarina de Médicis, em meados do século XVI, é bem popular na França e aqui em casa. Depois que fiz a primeira vez, o Bruno já pediu que repetisse a receita algumas vezes.

O preparo dos profiteroles com ganache e sorvete não é algo muito fácil, tendo em vista que a massa é cozida e o forno tem de ser mantido sob vigilância para que o profiterole fique perfeito. A ganache, que acompanha a sobremesa, pode ser usada para diversos propósitos, tais como: cobertura de bolo, recheio de tarteletes ou simplesmente como calda quente para sorvetes.

– Profiteroles

INGREDIENTES

– 50g de manteiga
– 100g de farinha
– 2 ovos grandes batidos
-300ml de água

PREPARO

Preaqueça o forno a 220°C. Unte duas assadeiras. Prepare a massa: derreta a manteiga com 300ml de água numa panela e ferva. Assim que ferver, tire do fogo e junte a farinha. Mexa com uma colher de pau até engrossar, ficar brilhante e soltar da panela. Aos poucos e com muito cuidado, junte os ovos batidos, misturando até a massa ficar uniforme. Faça bolas com o auxilio de uma colher ou use uma manga de confeiteiro, colocando-as sobre a forma untada. Asse por 10-15 minutos até crescerem. Diminua o fogo para 190° e asse por mais 20 minutos. Tire forno e faça cortes na lateral para o ar escapar. Devolva ao forno por 5 minutos para secar o interior. Tire do forno e deixe esfriar bem.

– Ganache

INGREDIENTES

– 150g de chocolate meio amargo em pedaços
– 300ml de creme de leite fresco
– 2 colheres de sopa de glicose de milho
– 2 colheres de cointreau ou whiskey

PREPARO

Derreta o chocolate com o creme de leite, a glicose de milho e a bebida de sua preferência. Misture tudo até ficar homogêneo e brilhante.

MONTAGEM DO PRATO

Corte os profiteroles ao meio, recheie com sorvete de baunilha e despeje a calda quente por cima.

É ou não é coisa dos deuses essa sobremesa?

Esta entrada foi publicada em Doces e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *